segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional realiza evento no Dia da Mulher

          O Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional, da Secretaria Municipal de Promoção Social, realizará no dia 12/Março, às 15h30m, um evento com as mulheres que participam do Projeto "Casa da Família", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
          O evento acontecerá no Country Club, e contará com palestra, dança circular e coffee break.
          E para selar esta importante data, a Assistente Social do Departamento de Habitação, Ana Lúcia Colombo, que é a reponsável pelo trabalho socioeducativo com aquelas mulheres, escreveu uma linda mensagem, veja:
Neste Dia da Mulher 
 
          Quem sabe responder?
                    Deus criou a mulheres em homenagem às rosas ou as rosas em homenagem às mulheres …
          Dificilmente saberemos responder!!!!! Mas  a vida nos ensina  que o despertar das mulheres é muito semelhante ao das rosas.
            O que sabemos, com certeza,  é que em cada nova jornada da vida a mulher  tem as  pétalas da FORÇA, da DETERMINAÇÃO e da RESPONSABILIDADE constantemente em desabrochar. Ao desabrochar a mulher, além de oferecer o alimento às abelhas,  também assume o compromisso de polinizar:
          - A fé e a esperança principalmente nos momentos de maior desespero;
          - A alegria na tristeza – mesmo tendo seu coração em prantos;
          - A força do  felino leão para defender suas crenças e sua família – mesmo aparentando ser um pequenino e indefeso gatinho de estimação;
          - Acredita, estimula e apoia em todos os momentos as pessoas que ama para que lutem  no sentido de superarem suas: fraquezas, vícios, limites, egoísmo, comodismo, desavenças...
          - Para ela as dores e os sofrimentos daqueles que ama, entram em seu coração como um punhal  e sai de sua boca  em palavras de  encorajamento tão doces quanto o mais puro mel, seu aconchego os alimenta como quando  criança  nos seios de sua mãe;
          A mulher  em todos os momentos de sua vida assume o papel de um grande mestre. Ela  traduz a força da vida e representa o poder de transformação através de suas  palavra, no olhar, no sorriso, nas lágrimas, no aconchego, nas broncas, na cobrança de atitude , na capacidade de  amar e de acreditar sempre na vida e nas pessoas.
          É esta Rosa  Mulher  em constante desabrochar a responsável por reproduzir  a sabedoria que se aprende com a vida e com a  humildade, é também a base de sustentação: de uma Família unida, de uma vizinhança em harmonia, de um Bairro agradável, de uma Cidade responsável pelos seus, de um Estado a caminho do progresso, de um País socialmente justo por  oferecer as mesmas oportunidades  para todos e de um Mundo melhor.

Parabéns e Obrigada por fazerem parte da Roseira do Projeto “Casa da Família”  de  nossa Cidade das Rosas - 08 de Março de 2011


Equipe de Comunicação Interna e Externa da Secretaria de Promoção Social realiza reunião


          Na última sexta feira, 25/02, aconteceu na sala de reuniões da SMPS, o primeiro encontro da nova Equipe de Comunicação Interna e Externa da Secretaria de Promoção Social. O encontro teve a participação dos servidores Carlos Eduardo (Coord. Segurança Alimentar), Célia Piva (Coord. Proteção Social Especial), Fábio (Educador Social - Cras Leste), Marina Rocha (Diretora Dep. Administrativo), Michelle (Diretora Dep. Habitação), Nathalia (Educadora Social - Cras Sul), Rosângela (Chefe de Seção - Cras Centro) e Vanessa (Chefe de Seção - Cras Oeste).
          Esta esquipe tem por objetivo principal promover a comunicação com os clientes internos e externos da SMPS, através da rede Conviva para os primeiros, e ações direcionadas aos segundos, seja por este Blog, nos setores da Secretaria, Boletins Informativos, entre outros.
          Os demais servidores da Secretaria estão convidados a participar conosco, nossa próxima reunião será realizada no dia 1º de Abril, às 12h30m , na sala de reuniões da SMPS... esperamos vocês!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CRAS - Centros de Referência de Assistencia Social

Há unidades do CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, em todas as regiões de Poços. Já temos em Poços quatro CRAS funcionando, sendo:

CRAS Zona Leste – Rua Coronel Virgílio Silva, 3320 - Dom Bosco
CRAS Zona Oeste - Rua Nico Duarte, 990 - Vila Cruz
CRAS Zona Sul – José Roberto Bonifácio, 55 – São Sebastião II
CRAS Centro – José Augusto de Carvalho, 563 – São José

O objetivo é acessar a população mais vulnerável oferecendo todo tipo de serviço que a Secretaria de Promoção Social pode dispor a favor do cidadão”, explicou Raulina, Secretária Municipal de Promoção Social.

No CRAS, o cidadão encontra cursos de capacitação, oficinas e uma série de prestações de serviço, entre elas, acolhimento social, acompanhamento psicossocial, programas Bolsa Família, passe especial, casamento coletivo, convivência de idosos, reuniões socioeducativas, visitas domiciliares e institucionais. “É um espaço de atendimento às pessoas mais necessitadas. É um trabalho muito bem realizado pela secretaria Raulina e toda a sua equipe”, afirmou o prefeito Paulo César Silva.

Promoção Social cadastra famílias em horário diferenciado

A Secretaria Municipal de Promoção Social realizou, até o dia 11/Fev, a inclusão de novas famílias no Cadastro Único, em horário especial, das 18h às 21h, na zona sul do município.

Este cadastramento possibilita o acesso a programas sociais, como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica (desconto nas contas de luz), por exemplo. Foram cadastras, famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa da residência.

Já do Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, participam famílias com renda per capita de até ½ salário mínimo; famílias que tenham entre os seus membros beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada); famílias com renda de até três salários mínimos que tenham entre seus membros pessoas que façam uso de aparelhos que consomem alto índice de energia (oxigenoterapia, por exemplo. A condição de saúde deverá ser atestada por laudo médico).

Em todos os casos acima, a família deverá obrigatoriamente estar inserida no Cadastro Único, de acordo com a Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

Secretaria realiza capacitação para seus servidores


          A Secretaria Municipal de Promoção Social, realizou entre os dias 25 a 28 de janeiro de 2011, nas dependências do SESC, uma capacitação ministrada pela Empresa V & R Tecnologia e Cursos, para os servidores lotados nesta Secretaria, denominada (RE) CONSTRUINDO CAMINHOS, momento em que foram trabalhados temas como: Comunicação, Liderança, Relacionamento Inter-pessoal, Administração do Tempo, Desenvolvimento de Equipe, Planejamento Estratégico, Liderança Interna, Comunicação e Assertividade, Reuniões Eficazes e Proposta da equipe para atuação sobre as Fraquezas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Profissionais debatem condições de emprego do menor aprendiz

 
Profissionais de assistência social e da área do trabalho, em nível estadual e municipal, debateram na manhã desta terça-feira (22), na Cia. Bella de Artes, a profissionalização de adolescentes e jovens.

Elvira Míriam Veloso de Melo, do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Superintendência Regional do Trabalho, de Minas Gerais, alertou que é preciso dar à juventude opções de emprego decente e digno, com todo cuidado para não colocá-la exposta a formas degradantes e explorativas de mão-de-obra.

Participaram do encontro cerca de 100 profissionais, representantes de instâncias do Poder Judiciário, de conselhos de proteção aos jovens e adolescentes, do sistema "S" (Senac, Sesi e Senai), e das secretarias municipais de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e outros orgão da administração municipal. Compareceram também membros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), da Associação Comercial e Industrial e Agropecuária (Acia), e entidades assistenciais da cidade.

Elvira acrescenta que a oportunidade de trabalho tem que ser em pé de igualdade para os jovens de famílias de maior ou menor estrutura financeira. Para ela, não existe forma pronta de resolver a questão da profissionalização, porém, para retirar jovens das ruas é necessário garantir acesso a escola em tempo integral para todas as crianças, o que é obrigação do Estado.

Darlan Barthoso dos Santos, coordenador do Comissariado de Justiça, acha importante a iniciativa da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Proteji), porque em todos encontros são debatidos assuntos que orientam e preparam melhor as ações dos agentes sociais. Como exemplo ele cita duas notificações recentes devido comprovação de exploração de menor aprendiz em situação de trabalho insalubre e em serviço de comercialização de bebidas alcoólicas.

A supervisora-pedagógica do Senac, Natália Galharde, observa que o jovem com formação realizada na instituição tem boa aceitação no mercado. Na avaliação dela, o empresário acredita no preparo do aprendiz, porque sabe que ele adquiriu informações sobre a profissão e saberá utilizar adequadamente na prática. "Normalmente esse jovem, após algum tempo de serviço, é contratado pela empresa", avalia.