quarta-feira, 6 de julho de 2011

Poços se destaca no enfrentamento à violência contra a mulher

O município foi citado como sendo o único de Minas Gerais a mostrar articulação da rede de atendimento a mulheres vítimas de violência, na avaliação da execução do Programa de Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres, da  Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Promoção Social recebeu representantes da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República, para fiscalizar a execução de convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Na ocasião, os representantes da presidência visitaram o Núcleo da Mulher do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Casa Abrigo da Mulher e a Delegacia da Mulher.
Agora, o prefeito Paulo César Silva recebeu correspondência do secretário de Controle Interno Substituto, Antonio Luiz Almeida, e exemplar da Série Diagnósticos, Volume II, que avalia a execução de programas de governo, especificamente o Programa de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
O secretário informou que o município foi um dos selecionados para acompanhamento
e avaliação da execução do programa. O Estado de Minas Gerais assinou o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em 26/11/08. No entanto, segundo a publicação, das cidades avaliadas, somente Poços de Caldas demonstrou ser articulado com os órgãos integrantes da rede de atendimento em nível estadual e municipal.
O município conta também com recursos da parceria firmada com a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres para pagamento dos profissionais que atuam na rede local e recebe, ainda, da Coordenação Estadual, material para divulgação da Rede Estadual de Combate à Violência contra a Mulher.
“Ficamos felizes por saber que Poços de Caldas está levando esta questão a sério, com uma equipe empenhada em trabalhar tanto no combate como no atendimento multidisciplinar às vítimas de violência, fechando o ciclo de enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca o prefeito Paulo César Silva.

 

Requisitos
Os servidores da equipe de fiscalização, Werner Neibert e Izabel Batista Rocha, relataram que os pontos fortes observados em Poços de Caldas foram a organização
e o fomento da rede de atendimento à mulher e a afinidade com a Delegacia da Mulher.
Também chamou a atenção da equipe a capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social destinada a policiais civis e militares e a divulgação do serviço do Creas nos PSFs, escolas e empresas.
A secretária de Promoção Social do município, Raulina Maria Adissi, comemora os
resultados obtidos no enfrentamento à violência contra a mulher e aproveita para ressaltar o trabalho integrado e compromissado de toda a equipe.
“Poços de Caldas está em uma situação privilegiada. O município conta hoje com o Conselho Municipal da Mulher e preencheu todos os quesitos na assistência à mulher  previstos na Política Nacional de Assistência Social. Temos ainda o Núcleo de Atendimento à Mulher, com advogado e psicólogos, além de parcerias com a Delegacia da Mulher e a Defensoria Pública”, completa.
  
CREAS
Poços de Caldas conta com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que realiza trabalho de enfrentamento à violência não só da mulher, como de crianças e idosos.
O maior número de encaminhamentos recebidos vem da Delegacia da Mulher e o Creas oferece atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em 2010, o Núcleo da Mulher realizou 204 atendimentos. As mulheres podem procurar o serviço pelos telefones 3712-6219 e 3697-2626 ou então na rua Corumbá, 72, no Jardim dos Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário