quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Poços de Caldas realiza VIII Conferência de Assistência Social

Prefeito destacou a importância do evento na consolidação do SUAS

Poços de Caldas sediou, nesta quarta-feira (3), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada das 9h às 17h, no Espaço Cultural da Urca, e promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Promoção Social.

O tema central foi “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. As conferências são instâncias de caráter deliberativo, que têm por objetivo debater propostas para a política de assistência social. Participaram do evento, representantes governamentais e de entidades, usuários e trabalhadores que atuam na área, para avaliar as metas estabelecidas para o aperfeiçoamento do sistema.

A Conferência de Assistência Social é realizada a cada dois anos. Em 2011, a meta é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS - na perspectiva de valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

“Esta conferência coloca na pauta do dia o Serviço Único de Assistência Social como conquista recente do povo brasileiro. De fato, este é um dos grandes avanços dos últimos anos no país, que luta pela universalização do acesso aos serviços, nos moldes do que já ocorre com Serviço Único de Saúde”, avaliou o prefeito Paulo César Silva.

O evento é convocado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “O tema da conferência neste ano é a consolidação do SUAS e o fortalecimento dos trabalhadores da área. Um avanço que tivemos, no último dia 6 de julho, foi o reconhecimento legal do sistema. Esta conquista se deve à realização das diversas conferências que aconteceram até hoje”, destacou a representante do Conselho, Christiane Shoihi Sato.

Já a secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi, ressaltou os avanços que Poços de Caldas tem conquistado na área. “O tema da Conferência privilegia não só a implantação da política pública de assistência social como, prioritariamente, valoriza o trabalhador da execução dessa política. No nosso município, em especial, temos muito a celebrar porque conseguimos implantar as ações de forma completa, pelo apoio incondicional do prefeito Paulo César Silva, que prestigia todas as ações desta política com muito respeito e reconhecimento à equipe”, afirmou.

Conferência foi realizada na Urca

Conferências
Na Conferência Municipal são eleitas propostas e representantes do município para a Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, em Belo Horizonte. Já a Conferência Nacional será realizada de 07 a 10 de dezembro, em Brasília.

Também participaram da solenidade de abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, o representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Volnei Lopes de Araújo Costa, o presidente da Câmara, Waldemar Lemes Filho, a diretora regional da SEDESE, Elina Jurema Costa, representantes de conselhos, servidores da Secretaria de Promoção Social e usuários do SUAS. 

Fonte: http://pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/35-promocao-social/2551-pocos-de-caldas-realiza-viii-conferencia-de-assistencia-social

Nenhum comentário:

Postar um comentário