segunda-feira, 11 de abril de 2011

População da zona leste lota CRAS para fazer cadastro único

 

Mais de 300 famílias da região leste de Poços de Caldas fizeram o CADúnico, um cadastramento necessário para famílias de baixa renda se inserirem em programas sociais do município. Muitos moradores estiveram sábado no CRAS, da avenida Coronel Virgílio Silva, na busca de orientação e esclarecimentos junto aos agentes da Secretaria Municipal de Promoção Social.

O cadastramento prossegue diariamente em todos os CRAS da cidade e no próximo dia 30 de abril (sábado), outro mutirão será realizado nos CRAS da área central, zonas oeste e sul. A secretária, Raulina Adissi, esteve no local na região leste e gostou do que viu em termos de mobilização daquela comunidade, que possui a maior densidade populacional da cidade. Ela elogiou também o profissionalismos dos 35 agentes envolvidos na atividade.

Raulina, que conversou com os moradores na grande fila formada na área externa do prédio, avaliou que o cadastramento é um passaporte para todos os programas sociais do governo. De acordo com a secretária, em 2000 a estimativa é que em Poços de Caldas existiam nove mil famílias com características para aderir ao CADúnico, atualmente, ainda sem as atualizações do último senso do IBGE, está sendo considerado em 13 mil esse número.

Para Raulina, o cadastramento serve às famílias com renda até três salários mínimos e opera programas que dão dignidade e maior visibilidade social ao indivíduo. No entanto, observa a secretária, para obter os benefícios há exigências da contrapartidas do inscrito, no que diz respeito a participação nos diversos programas governamentais de saúde, no acompanhamento do cartão de vacina e da vida escolar da criança.

Com o CADúnico as famílias têm direito ao Bolsa Família, do Governo Federal, o Renda Mínima, do município, as oficinas de emprego e renda e cursos de capacitação oferecidos nos CRAS, a tarifa social da energia elétrica e isenção nas taxas de concursos públicos federais.

Fonte: http://pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/35-promocao-social/2139-populacao-da-zona-leste-lota-cras-para-fazer-cadastro-unico

Nenhum comentário:

Postar um comentário