quinta-feira, 14 de abril de 2011

Iniciativa de Poços é premiada em concurso nacional de gestão em assistência social

O projeto “Gestão de Pessoas” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas ficou com a segunda colocação no Concurso de Boas Práticas de Gestão, realizado pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Depois da análise de mais de cem trabalhos, a Comissão Avaliadora divulgou o resultado do concurso, que tem três categorias temáticas e participação de iniciativas de todo o país. Os vencedores de cada nível terão a oportunidade de apresentar as experiências durante o 13º Encontro Nacional do Congemas, que acontece de 18 a 20 de abril, em Belém do Pará.


O projeto de Poços de Caldas concorreu no Nível 3. “As pessoas são o nosso instrumento de trabalho. Por isso, temos que investir em capacitação”, destaca a diretora técnica da Secretaria de Promoção Social, Vera Silva Vilela.


O programa reúne ações para todos os servidores da secretaria, em parceria também com o Departamento de Recursos Humanos, com avaliação psicológica, planejamento estratégico, incentivo à participação e comprometimento dos servidores e integração da equipe, com reuniões para troca de experiência e oficinas de violão e dança, por exemplo.


A secretaria desenvolve também capacitações temáticas para técnicos das redes de Proteção Social Básica e Especial, que atendem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Há também reuniões trimestrais, dentro de um processo de capacitação continuada, para elaboração do planejamento do próximo trimestre e avaliação das ações desenvolvidas no período anterior.


Os servidores da Secretaria Municipal de Promoção Social têm, ainda, a oportunidade de participar de oficinas de integração. “Esta é uma iniciativa inédita proposta por conta do trabalho relevante e do compromisso pesado que a nossa equipe tem, sempre na busca pela excelência do atendimento. Para promover a nossa clientela, também temos que desenvolver ações internas”, explica a secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi.


“Mais uma vez, uma iniciativa do município é reconhecida nacionalmente, mostrando a preocupação de Poços de Caldas com a qualidade de vida da população. Esta premiação vem coroar o brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Promoção Social, com uma gestão moderna e eficiente, que alia excelência técnica e humanização do atendimento”, destaca o prefeito Paulo César Silva.


Premiação

A solenidade de premiação do Concurso de Boas Práticas de Gestão será realizada no dia 19 de abril, durante o 13º Encontro Nacional do Congemas, em Belém. A secretária Raulina Adissi, que é delegada por Minas Gerais no colegiado, participará do evento, que terá como tema “Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): competências e responsabilidades dos municípios”, e vai reunir secretários e gestores municipais dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal.

"Esta foi uma iniciativa vitoriosa. Municípios de vários portes se envolveram no processo e enviaram suas experiências. Foi um prazer observar como as ações estão acontecendo nos municípios e muito difícil selecionar as melhores experiências. Obrigada a todos que participaram e esperamos contar com a participação de mais trabalhos no próximo ano", destacou a presidente do Congemas, Iêda Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário