Um depoimento emocionado da Dona Maria, do Jardim Kennedy e uma esquete feita pelos próprios assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social, marcaram o lançamento da Caderneta Social do Bolsa Família, realizado na tarde desta quarta-feira (18), no Centro de Referência do Professor.
O documento será distribuído a todos os usuários atendidos pelo programa no município e tem por objetivo registrar os dados pessoais e, principalmente, observar o cumprimento das condicionalidades pelos beneficiários.
“A função da caderneta é aproximar as três áreas envolvidas na gestão do Programa Bolsa Família - Promoção Social, Educação e Saúde -, para que o beneficiário possa ter acesso aos serviços com todos os atendimentos registrados, no posto de saúde, no CRAS, etc., para melhor acompanhamento familiar”, explica a coordenadora do Cadastro Único no município, Vanessa Cristina de Oliveira.
A distribuição da caderneta será feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família. Hoje, aproximadamente 3 mil famílias são beneficiadas com o programa, mas cerca de 9 mil estão no Cadastro Único da Secretaria de Promoção Social, que dá acesso a outros benefícios, como tarifa social de energia elétrica e isenção de inscrição em concursos públicos, por exemplo.
“Esta caderneta traz as obrigações que o usuário tem com a saúde, como manter a carteira de vacinação das crianças em dia e responder às chamadas nutricionais; com a Educação, por meio da frequência escolar; e com a Promoção Social, comparecendo às reuniões para as famílias inseridas no Bolsa Família. Com esta caderneta, nós vamos compartilhar com o usuário a responsabilidade do compromisso que ele tem com a saúde e a educação e transferir para ele o interesse em atualizar os dados, quando há mudança de endereço, de escola, de situação econômica, entre outras”, destaca a secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi.
O usuário terá que apresentar a caderneta em todos os atendimentos da rede pública. Durante a solenidade, o prefeito Paulo César Silva fez a entrega da primeira Caderneta Social do Bolsa Família e desejou: “Espero que o uso seja provisório e que esta caderneta seja, daqui a pouco, apenas uma lembrança”.
Ele reiterou que o propósito da administração não é promover o assistencialismo, mas sim dar condições de autonomia e independência às pessoas. “Na primeira reunião de secretariado desta administração, disse que o nosso foco de gestão seria um olhar humanizado para as pessoas mais necessitadas e é isso que estamos fazendo por meio dessa rede que se fecha com os CRAS, CREAS e em parceria também com as secretarias de Saúde e Educação”, avaliou.
Emoção
O depoimento singelo de uma usuária dos serviços da Secretaria de Promoção Social deu a dimensão da relevância do trabalho desenvolvido. Dona Maria, moradora do Jardim Kennedy, contou aos presentes como teve a vida inteiramente modificada por meio de ações e programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social.
Depois de diversas dificuldades, “fui atendida em tudo”, disse. “Eu era uma pessoa muita tímida, não conversava, era isolada, mas, depois que eu entrei no Projeto Futuro, já me comunico mais com as pessoas e tenho esperança de montar uma associação. Também já fiz minha inscrição no concurso público da Prefeitura e estou com a esperança de passar”, relatou. “Também estou na frente de trabalho na Associação Bem Viver e posso até ser contratada como efetiva”.
Durante a solenidade, os assistentes sociais da secretaria apresentaram, por meio de teatro, o atendimento oferecido pelo CRAS, mostrando o trabalho dos técnicos com uma família atendida.
Fonte: http://pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/35-promocao-social/2256-caderneta-social-vai-facilitar-controle-do-bolsa-familia-em-pocos
Nenhum comentário:
Postar um comentário